Ciclovia suspensa: Solução, Cidadania, Meio ambiente, Saúde


Excelente solução para muitas cidades! Segurança, conforto, abrigados da chuva e do sol, acoplados às estações de metrô e ônibus, enfim…cidadania, respeito ao Ser Humano!

Rio de Janeiro: Estrada do Rio Morto (hora de mudar este nome), Avenida das Américas, Av. Ayrton Senna, Av Brasil…

Foz de Iguaçu: Ponte da Liberdade

entre outras.

Ciclovia suspensa oferece mais segurança e produz energia limpa

Falta de sinalização, pistas inadequadas, asfalto esburacado, risco de atropelamento… Muitos são os fatores que fazem com que andar de bicicleta nas cidades seja um desafio diário para os ciclistas – principalmente se eles vivem em locais onde as magrelas ainda não são vistas como meio de transporte diário e não têm espaço no trânsito.

Para tentar oferecer mais segurança àqueles que pedalam no dia a dia, o arquiteto dominicano Richard Castillo* projetou a Bicimetro Eco Bahn, uma ciclovia suspensa, que fica metros acima da rua, evitando que as bikes tenham que disputar espaço com outros veículos, como carros, motos e ônibus.

Outros profissionais, como o arquiteto inglês Sam Martin, já idealizaram ciclovias suspensas (lembra da SkyCicle?), mas o projeto de Castillo tem um diferencial: além de oferecer mais segurança aos ciclistas, produz energia limpa.

A ciclovia possui, em toda a sua extensão, turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos, que garantem que a estrutura produza energia eólica e solar durante todo o dia, enquanto as pessoas pedalam de um lado a outro da cidade.

Por enquanto, o projeto é, apenas, um protótipo, mas é inevitável imaginar como seriam as cidades com ciclovias suspensas.

Você aprovaria?

Assista ao vídeo da iniciativa, abaixo.

Foto: Divulgação/Richard Castillo

Fonte: Flavidas 

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em América Latina, Brasil, Cidadania, Dilma, Meio Ambiente, Política, PT, Saúde e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Ciclovia suspensa: Solução, Cidadania, Meio ambiente, Saúde

  1. Regina Maria disse:

    TEnho uma opinião muito diferente a respeito dessa questão de ciclovias. Muito irão tentar me pichar pela opinião mas acho que o debate só nasce se discutirmos/debatermos ideias. O Brasil não pode pensar em ciclovias enquanto não solucionar de forma definitiva a questão do transporte público. Esse sim é essencial para o exercício da cidadania. A bicicleta enquanto foi e ainda é meio de transporte para pessoas de um estrato social menos privilegiado, nunca conseguiu seu devido espaço e respeito pela sociedade. Agora que uns bacaninhas desfilam com suas bikes (eles não usam bicicleta) então entramos nessa euforia de que as cidades precisam de ciclovias. As cidades precisam de ônibus com inúmeras e infindáveis linhas, METRÔ com uma malha infindável. Esses sim, funcionando corretamente e atendendo às necessidades da população serão de fato meios de transporte decente e utilizáveis por todos em qq situação: faça chuva, faça sol, faça calor, faça frio. Nós temos que aprender a descobrir nossas necessidades e buscar nossas soluções. Estamos sempre na contramão: copiamos os modelo de transporte estadunidense. Por isso abandonamos as vias férreas e fomos para as rodovias, abarrotamos as cidades de carros. Nem vou elencar aqui as consequências. Agora queremos copiar a Europa, mas esquecemos que a Europa primeiramente construiu seu transporte público!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s