Dia 03 de outubro é aniversário da Petrobrás fundada por Getúlio Vargas em 1953
Leitura relacionada:
História – $tandard Oil e o atra$o do Brasil
História – Brasil e petróleo : EUA + lacaios nacionais = sabotagem
***************
(Otavio Brandao aos 23 anos)
*****************
HOMENAGEM
Há mais de um quarto de seculo, um menino de 20 anos, filho do Norte, lançou um livro de genio – caotico, meio ciencia, meio hino devinatorio, o mais profundo grito d’alma do seu tempo e o menos ouvido e compreendido. Considerado “louco”, foi perseguido, difamado, escorraçado da sua terra. Mas suas palavras ficaram – e quero que na entrada deste livro figurem algumas, que cito com profunda emoção.
…………………………………………………………………………………………………………………..
“Somos um povo de retrocessos”, diz *Otavio Brandão em CANAIS E LAGOAS; “moralmente, a ampliar a decadencia romana; literariamente, a copiar o bizantinismo; religiosamente, a repetir o misticismo da Idade Media. Perdemo-nos em discussões estereis, em falacias tolas, em discursos balofos… Reproduzimos em pleno seculo 20 a epopeia barbara dos Bandeirantes ancestrais. Temos o instinto da devastação. Com essa nossa natureza tão rica e tão prodigiosa, só o homem é infeliz… só o homem é triste e desconfiado. Vivemos cheio de brumas, nem país de luz… Vivemos numa perpetua inconciencia da vida, num estado marasmatico, estupido, aniquilador… Nosso país é um plano inclinado. Não é uma montanha que vamos subindo; é uma encosta que vamos descendo. É um despenhar de nacionalidade. Quasi um naufragio, um sossobra-não-sossobra… Já é tempo de abrirmos nossos olhos para as nossas riquezas, e confiarmos antes nelas do que nos classicos emprestimos indecentes ou nas promessas falazes dos nossos pretendidos irmãos latinos ou amigos britanicos, que afinal de contas não passam de sanguessugas insaciaveis… Não preciso insistir sobre a abertura de sondagens de onde se extrairá o petróleo do Broma, da Volta d’Agua, Riacho Doce, etc.”
……………………………………………………………………………………
O livro de Otavio Brandão foi publicado em >> 1919,<< ha 37 anos, portanto, e os petroleos de Alagoas – e do Brasil inteiro – continuam sabotados…”
Fonte: O Escandalo do Petróleo e Ferro das Obras Completas de Monteiro Lobato 1ª Série Vol. 7 com prefácio de Caio Prado Junior – S. Paulo, fevereiro de 1946 da Ed. Brasiliense Limitada -SP
Obs: mantive o texto como está no livro.
* Em 1923 Octávio Brandão realiza a primeira tradução brasileira do Manifesto Comunista de Marx e Engels, a partir da edição francesa de Laura Lafargue, que foi publicada no jornal sindical Voz Cosmopolita. Leia mais AQUI
Republicou isso em OlheCuba .