História – Petroleo no Brasil 1919 – Homenagem Otávio Brandão


Dia 03 de outubro é aniversário da Petrobrás fundada por Getúlio Vargas em 1953

Leitura relacionada:

História –   $tandard Oil e o atra$o do Brasil

História – Brasil e petróleo : EUA + lacaios nacionais = sabotagem

***************

(Otavio Brandao aos 23 anos) 

*****************

HOMENAGEM

Há mais de um quarto de seculo, um menino de 20 anos, filho do Norte, lançou um livro de genio – caotico, meio ciencia, meio hino devinatorio, o mais profundo grito d’alma do seu tempo e o menos ouvido e compreendido. Considerado “louco”,  foi perseguido, difamado, escorraçado da sua terra. Mas suas palavras ficaram – e quero que na entrada deste livro figurem algumas, que cito com profunda emoção.

…………………………………………………………………………………………………………………..

   “Somos um povo de retrocessos”,  diz *Otavio Brandão em CANAIS E LAGOAS; “moralmente, a ampliar a decadencia romana; literariamente, a copiar o bizantinismo; religiosamente, a repetir o misticismo da Idade Media. Perdemo-nos em discussões estereis, em falacias tolas, em discursos balofos… Reproduzimos em pleno seculo 20 a epopeia barbara dos Bandeirantes ancestrais. Temos o instinto da devastação. Com essa nossa natureza tão rica e tão prodigiosa, só o homem é infeliz…  só o homem é triste e desconfiado. Vivemos cheio de brumas, nem país de luz… Vivemos numa perpetua inconciencia da vida, num estado marasmatico, estupido, aniquilador… Nosso país é um plano inclinado. Não é uma montanha que vamos subindo; é uma encosta que vamos descendo. É um despenhar de nacionalidade. Quasi um naufragio, um sossobra-não-sossobra… Já é tempo de abrirmos nossos olhos para as nossas riquezas, e confiarmos antes nelas do que nos classicos emprestimos indecentes ou nas promessas falazes dos nossos pretendidos irmãos latinos ou amigos britanicos, que afinal de contas não passam de sanguessugas insaciaveis… Não preciso insistir sobre a abertura de sondagens de onde se extrairá o petróleo do Broma, da Volta d’Agua, Riacho Doce, etc.”

……………………………………………………………………………………

O livro de Otavio Brandão foi publicado em >> 1919,<<  ha 37 anos, portanto, e os petroleos de Alagoas – e do Brasil inteiro – continuam sabotados…”

Fonte: O Escandalo do Petróleo e Ferro das Obras Completas de Monteiro Lobato 1ª Série Vol. 7 com prefácio de Caio Prado Junior – S. Paulo, fevereiro de 1946 da Ed. Brasiliense Limitada -SP

Obs: mantive o texto como está no livro.

 * Em 1923 Octávio Brandão realiza a primeira tradução brasileira do Manifesto Comunista de Marx e Engels, a partir da edição francesa de Laura Lafargue, que foi publicada no jornal sindical Voz Cosmopolita. Leia mais AQUI 

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em América Latina, Brasil, Capitalismo, EUA, Lula, Nossa Gente, Petrobrás, PIG, Política, PT, Rockefeller, Soberania, Sonegação, Standard OIl e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para História – Petroleo no Brasil 1919 – Homenagem Otávio Brandão

  1. alinabr disse:

    Republicou isso em OlheCuba .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s