História – Brasil e petróleo : EUA + lacaios nacionais = sabotagem


Petrobrás faz aniversário dia 5 de outubro fundada por Getúlio Vargas em 1953 

***********

*Muckrakers  mãos à obra!

“Era desta forma que Roosevelt denominava aos que contribuíam para informar e mobilizar a opinião pública, a fim de que se criassem mecanismos legais para refrear o capitalismo selvagem vigente”

Brasil e o petróleo desde seu início

Brasil >>>1858  – Marquês de Olinda (1793-1870) – Pedro Araújo Lima, nascido em Gameleira-PE assinou o Decreto 2266 (não encontrei referência, quem puderia ajudar!)

Leia sobre aqui 

Entrega a José Barros Pimentel o *direito de extrair mineral betuminoso para fabricação de QUEROSENE para iluminação às margens do Rio Mirau na Bahia – quem era ele? (nos EUA – Rockefeller fez sua fortuna e dominou o mercado mundial).

[* ou seja, já sabiam que existia material para transformar em querosene, por qual outra razão assinaria um decreto e daria a uma pessoa especificamente? Quem era Jose Barros Pimentel?]

Brasil ano seguinte  >>1859 Samuel Allport“descobre” a lama negra utilizada pelos moradores de Lobato, bairro da Província de Salvador-BA que utilizavam para iluminar suas casas.

Samuel Allport  era inglês e um >> PETROLOGISTA << mas segundo consta, era um homem ocupado com seus negócios, que usava suas horas de lazer para estudar geologiatão longe de casa?

O que ele, aos 44 anos fazia ali, justamente na hora do “gotejamento”, enquanto ocorriam as obras da estrada da Viação Férrea do Leste Brasileiro?  (depois entregue em concessão aos franceses). Era apenas um estudioso ou alguém o contratou? Nunca mais se ouviu falar no assunto. No ano seguinte, 1860, ele publica as suas observações – de lazer – na Sociedade Geológica de Londres.

O silêncio foi absoluto…somente 73 anos depois esta história volta à tona. 

EUA >>>>> Em 1857James Towsend cria a empresa Seneco Oil Co . e contrata Edwin Laurantine Drake , a quem dá o título de “coronel” da mesma forma que ocorre no nordeste brasileiro, para se tornar mais “respeitado”.

EUA >>>1859 envia o “coronel Drake”,  como passou a ser conhecido, para Titusville, Pensilvânia e em 27/08/1859 ele perfura o PRIMEIRO POÇO. Foi o primeiro passado para trás na história do petróleo. Ele morreu pobre. EUA continuou a perfurar e em 1927 já tinham quase um milhão de poços.

Enquanto no Brasil se perfurou 65 poços, nos EUA abriram 380 mil! A medida lá era de >>>>70 poços/DIA e a nossa de 4 por ANO<<< ! (fonte: ML)

O valor do petróleo produzido só em 1927, depois de refinado e desdobrado em vários produtos, ascendeu a 3,5 bilhões de dólares.

EUA>>>1868 Rockefeller funda a Standard Oil, CO e se transforma no homem mais rico do planeta.

EUA>>>1872 Rockefeller- Standar Oil – vende querosene para quase todo o mundo

EUA>>>1876 Iniciam a produção de petróleo na Califórnia.

         Brasil>>>1891 é feita a primeira pesquisa, que se tem notícia, em Alagoas.

EUA>>>1894 Rudolf Diesel apresenta seu motor a diesel.

         Brasil>>>1897 Bofete-SP perfuram mas pouco encontram. Desistem.

EUA>>>*Theodor Roosevelt, presidente (1901-1909) chama àqueles que tentam informar e mobilizar a opinião pública para que se criassem mecanismos legais para refrear o capitalismo selvagem vigente.

EUA>>>1904 >Ida Tarbell (1857-1944)- símbolo do jornalismo investigativo, publica a série The History of The Standard Oil,Co que foi processada e desmembrada em várias empresas: Esso, EXXo, móbil, Chevron, Sohio, BP, Amaco, Continental Oil, Atlantic etc.

Inglaterra/Irã>>>1908 Descoberta de petróleo no Irã ,consórcio Anglo-Persian

EUA>>>1909 Ford produz seu primeiro carro ( que era à álcool mas Rockefeller não deixou)

        Brasil>>>1919 São perfurados 63 poços no Pará, Alagoas, Bahia, São Paulo, Paraná,

Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nada “descobrem”

EUA-Venezuela>>>>1922 Shell perfura o primeiro poço na Venezuela

<<<<<<<<<<<Brasil>>>>>>>>>>1925o primeiro carro a álcool no Brasil 

O então presidente Epitácio Pessoa (1919-1922) já reclamava em 1922 da “colossal importação de gasolina no Brasil”, aludia ao “uso do álcool em seu lugar” e previa o “amparo que a solução prestaria à indústria canavieira”.

O governo seguinte, de Arthur Bernardes (1922-1926), encomendou à EECM um projeto de desenvolvimento de motores a álcool , que pudesse também servir de base para legislação sobre o assunto.

        Brasil>>>1935 Essad Bey, escreve “A Luta pelo Petróleo” pela Editora Nacional

        Brasil>>>1941 – Descobrem Candeias na Bahia.

Arábia Saudita>>>1948 Encontram um campo super-gigante

        Brasil>>>1957 a BP – British Petroleum já estava no Brasil: BP has been present in Brazil          since 1957 and currently operates four businesses in the country: exploration and production (BP Energy do Brasil); biofuels (BP Biocombustíveis); aviation fuel (Air BP); and lubricants (Castrol).

        Brasil>>>Década de 70 – descobrem Bacia de Campos

        Brasil>>>Década de 80 Mossoró-RN e campos gigantes: Marlim e Albacora na

Bacia de Campos, Rio Urucu no Amazonas.

        Brasil>>>Década de 90 Campos gigantes em Roncador e Barracuda na Bacia de Campos.

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Brasil, Cidadania, Dilma, Direitos Humanos, Economia, Educação, Lula, Petrobrás, PIG, Política, Privataria Tucana, Rockefeller, Roqyalties, Saúde, Soberania, Standard OIl, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para História – Brasil e petróleo : EUA + lacaios nacionais = sabotagem

  1. alinabr disse:

    Republicou isso em OlheCuba .

  2. Regina Maria disse:

    Um docente da UNI-RN apresentou no início deste ano um trabalho no Uruguai. Parece ser bem interessante. Veja se consegue ter acesso ao tal trabalho:
    “O título do trabalho aprovado para apresentação é “A indústria dos hidrocarbonetos no cenário jurídico brasileiro: do Decreto N. 2266/1858 ao Pré-Sal”. O artigo foi escrito em parceria com o professor Lauro Ericksen Cavalcanti de Oliveira e aborda o histórico jurídico e institucional da Indústria do Petróleo no contexto brasileiro desde o período imperial até os dias atuais (com a descoberta do Pré-Sal). “

  3. Regina Maria disse:

    Decreto nº 2.266, de 2 de Outubro de 1858

    Concede a José de Barros Pimentel faculdade para por meio de huma Companhia extrahir o mineral bitunioso, que denomina Bituminous Shalk, proprio para fabrico de gaz de illuminação, e carvão de pedra, em terrenos situados na margem do rio Marahú da Provincia da Bahia.

    Attendendo ao que Me requereo José de Barros Pimentel, e de conformidade com a Minha immediata Resolução de 29 de Setembro ultimo, tomada sobre parecer da Secção dos Negocios do Imperio do Conselho d’Estado, exarado em Consulta de 28 de Agosto antecedente: Hei por bem Conceder-lhe faculdade por trinta annos para por meio de huma Companhia extrahir nos lugares que por elle forem apontados, e pelo Presidente da Provincia approvados, o mineral bituminoso, que denomina «Bituminous Shalk» proprio para fabrico de gaz de illuminação, e carvão de pedra, em huma superficie de sessenta datas, de 141,756 braças quadradas cada huma, nas margens do rio Marahú da Provincia da Bahia, podendo desapropriar os terrenos particulares, onde tiver de verificar a mineração, e ficando isento durante cinco annos de pagar direitos pela importação das machinas e utensis destinados á dita mineração, e pelos productos que extrahir. Esta concessão fica dependente da approvação da Assembléa Geral Legislativa na parte que della carece.

    O Marquez de Olinda, Conselheiro d’Estado, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretario d’Estado dos Negocios do Imperio, assim o tenha entendido e faça executar. Palacio do Rio de Janeiro em dous de Outubro de mil oitocentos cincoenta e oito, trigesimo setimo da Independencia e do Imperio.

    Com a Rubrica de Sua Magestade o Imperador.

    Marquez de Olinda.

  4. Pingback: História – Petroleo no Brasil 1919 – Homenagem Otávio Brandão | Midiacrucis's Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s