Chile: Construção de um golpe


Notícia de hoje :

Entidade diz que paralisação de caminhoneiros é comandada por empresários 

Por aí  caminhou o golpe no Chile, 11 de setembro de 1973,  “suicídio” de Allende e a ditadura de Pinochet. Argentina, Uruguai, Brasil…. No Brasil depois da ditadura militar, tivemos a ditadura do neoliberalismo, apoiada pelo PSDB de FHC, Serra e a mídia venal…eles querem voltar, você vai deixar?

STF_omissao_golpe_brasil

 

SlideShare original >> aqui  e outros posts sobre a Ditadura

04/04/1964 Ministro do STF Ribeiro da Costa sobre o golpe:

stf-golpe_,om_ribeirocosta_64

O texto abaixo, original em italiano, traduzido pelo google,  sugiro que todos assistam!

Golpe no Chile pelos EUA/CIA/Nixon  

(há dias não consigo postar vídeos só links)

No Brasil – Cidadão Boilesen – Empresário vassalo dos EUA  

Salvador Allende “, um documentário do diretor chileno Patricio Guzman, para lembrar alguns” esquecidos “que era de 11 de setembro de 1973 antes de 2001 ….


Isabelino Salvador del Sagrado Corazón de Jesús Allende Gossens (Valparaíso, 26 de junho de 1908 – Santiago, Chile, 11 de setembro de 1973) foi um médico e político chileno, o primeiro presidente marxista eleito democraticamente na América.

Allende foi presidente do Chile de 3 de novembro de 1970 até a demissão na sequência de um golpe militar violento apoiado pela CIA com o apoio direto do governo dos EUA (Richard Nixon e Henry Kissinger), que teve lugar em 11 de Setembro de 1973, o dia da sua morte . Formou-se em medicina na Universidad de Chile, ele foi demitido e foi processado por motivos políticos no final dos estudos. Em 1933 participou da fundação do Partido Socialista chileno.

Posteriormente, ele foi eleito deputado do Parlamento chileno em 1937. Em 1943 ele foi escolhido como secretário do Partido Socialista e foi nomeado ministro da Saúde, e em 1945 tornou-se um senador. Em 1970, ele obteve a vitória eleitoral como um candidato para o cargo de Presidente da República do Chile, em seguida, presidiu um governo de coalizão. Em 1973, um “golpe”, organizado por elementos do exército reacionário e fascista causou sua morte em circunstâncias trágicas no palácio presidencial em Santiago, Chile, levando o governo ao general Augusto Pinochet, que estabeleceu uma ditadura militar apoiada pelo imperialismo e internacional Vaticano, o Papa João Paulo II.

Os partidários de Allende estava se referindo a ele como presidente Compañero (“Camarada Presidente”).

Patricio Guzmán Lozanes (Santiago, Chile, 11 de agosto de 1941) é um diretor, roteirista, ator e fotógrafo chileno. É internacionalmente conhecido por dirigir três documentários da “Batalha do Chile”: “A revolta da burguesia” (La Batalla de Chile: O insurrección de la burguesia, 1975), “O golpe” (La Batalla de Chile: El golpe de estado, 1977) e “poder do povo” (La Batalla de Chile: El Poder popular, 1979).

Ele também dirigiu “O caso Pinochet” (Le Cas Pinochet, 2001) e “Salvador Allende” (2004).

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em América Latina, Argentina, Brasil, Chile, Comunicação, CUT, Democracia, Dilma, Ditadura, EUA, FHC, Globo, Gurgel, Helena Chagas, Internet, Justiça, Liberdade de expressão, MPL, MPL Mov Passe Livre, neoliberalismo, PIG, Privataria Tucana, PSDB, STF e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Chile: Construção de um golpe

  1. O Golpe de Estado de 11 de Setembro, ocorrido no Chile em 1973 , consistiu na derrubada do regime democrático constitucional do Chile, e de seu presidente Salvador Allende , tendo sido articulado conjuntamente por oficiais sediciosos da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos e da CIA , bem como de organizações terroristas chilenas, como a Patria y Libertad , de tendências nacionalistas – neofascitas , tendo sido encabeçado pelo general Augusto Pinochet , que se proclamou presidente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s