Justo no dia em que Dilma Roussef anunciava o lançamento do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Pernambuco, confirmando a retomada da indústria naval, pelas mãos de uma forte ação estatal (Petrobrás), a geração de empregos qualificados e com carteira assinada, e a decisão de manter a linha de conteúdo nacional nos equipamentos da estatal, viu-se obrigada a mudar o discurso para denunciar a prática de uma central de boatos contra o Bolsa Família. Por si só, a situação é ilustrativa: durante anos ouviu-se da mídia boatos assegurando que o Brasil não tinha condições de fabricar navios, de ter equipamentos nacionais, nem de ter indústria de petróleo etc. E olhe que o Brasil já teve a segunda maior indústria naval do mundo. Vendavais privatistas a destruíram; mais fácil que construir. Retomada a indústria naval a boataria volta-se contra o “governo malvado” que criou o Bolsa Família para, ele próprio, destruí-la.
Se os boatos contra a indústria naval e petroleira favorecem obviamente o entreguismo das riquezas nacionais ao estrangeiro, no caso da Bolsa Família podem revelar uma operação ainda mais sofisticada. Lançar o povo pobre contra o governo, mas também lançar Dilma contra Lula, o criador do programa que tem reconhecimento da OIT e da UNICEF por reduzir o trabalho desnutrição infantis. Podemos estar diante de uma prévia dos que os laboratórios da malignidade midiática podem fazer contra governos que usam parte dos recursos públicos para reduzir a miséria e, também, movimentar a economia, e, com isto, gerar empregos.
Os quebra-quebras em agências bancárias, a tensão e instabilidades criadas, acendem sinal amarelo, uma vez mais, para que o governo atente para o perigoso controle da informação por inimigos do Bolsa Família. O único programa informativo que alcança a todos os municípios brasileiros, chegando aos grotões e seringais, a Voz do Brasil, segue ameaçado de extinção pelos barões da mídia. Por ele pode-se informar didaticamente ao povo sobre Bolsa Família, Fundeb, Previdência etc. E se depois os boatos apontarem para a Previdência, responsável pela vida econômica de milhares de cidades? Novos ataques virão, a luta de classes não pára. É urgente democratizar a informação. Mas,enquanto isto, Dilma tem todo o direito e o dever de convocar uma rede nacional em situações em que boatos criminosos afrontam a democracia.
Beto Almeida
Diretor da Telesur
Pingback: Fátima Oliveira: A charlatanice e o escárnio da importação de médicos | SCOMBROS
Gente, não podem abaixar a cabeça mais uma vez, até quando o PT vai ser bunda mole assim?!
Façam a investigação, venham a público falar que o boato do fim da BF nada tem a ver com o adiantamento do benefício que a Caixa fez, que o buraco é mais embaixo e que se tratou de um esquema pra minar novamente o BF e a credibilidade do governo, exponham os verdadeiros safados por trás disso, sejam eles do PiG ou da oposição, acorda PT!!!