Curitiba 20/04 em defesa do #EstadoLaico e contra a PEC 99/11


Está sendo convocada pelas redes sociais uma reunião para discutir como atuar contra a PEC 99/2011. Esta reunião está marcada para o próximo dia 20 de abril, às 10 h da manhã, na sala 404 do edifício D. Pedro II da UFPR (Rua Dr. Faivre, 405).

Várias pessoas já se comprometeram em estar presentes. O texto abaixo procura alertar para os riscos da aprovação da PEC 99/2011 e ajudar na motivação pela participação nesta reunião Porantim

Estado_laico_debate_curitiba

A história da laicidade é a história da luta pela democracia, inclusive para assegurar o direito religioso. No Brasil a separação entre o Estado e a religião teve origem na república.

Acaba de ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados a admissibilidade do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) número 99 de 2011, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), que dá a organizações religiosas nacionais o poder de contestar a constitucionalidade de leis perante o Supremo Tribunal Federal (através das Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADIn).

Ao dar às organizações religiosas o estatuto de entes políticos institucionais, a PEC iguala organizações religiosas às instituições da república e ameaça trazer conflitos de valores religiosos para dentro do Estado.

O risco da regulação religiosa do Estado é a imposição dos preceitos religiosos sobre valores científicos e jurídicos da sociedade, criando-se situações arbitrárias até mesmo sobre outras religiões diferentes daquela professada como oficial.

Consideramos que a tramitação da PEC 99/2011 coloca em risco a separação entre estado e religião no Brasil, uma conquista republicana que vem sendo ameaçada de forma contundente nos últimos anos.

Por isso, resolvemos convocar os livres pensadores, os defensores da democracia e da república, os jovens e os defensores da liberdade religiosa a estarem conosco para discutir como lutar contra a aprovação da PEC 99/11. A reunião será no dia 20 de abril, um sábado, às 10 horas da manhã, na sala 404 do edifício D. Pedro II da UFPR (Rua Dr. Faivre, 405). Contamos com sua presença.

Assinam:

  • Ana Lucia Canetti – psicóloga
  • Maurício Moura – editor do blog Livre Pensamento
  • Paulo Roberto Cequinel – editor do blog Ornitorrinco

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Brasil, Cidadania, Dilma, Direitos Humanos, Estado Laico, Política, PT, Soberania e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Curitiba 20/04 em defesa do #EstadoLaico e contra a PEC 99/11

  1. Pingback: FIQUE SABENDO: Joaquim Barbosa : “Eu jamais disse que eles [os condenados] seriam presos. Eu disse que gostaria de terminar o que me cabe neste caso.” | SCOMBROS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s