Faleceu o cineasta argentino Octávio Getino


Octavio Getino, cineasta argentino morreu aos 77 anos – um dos nomes mais importante do cinema político e social das décadas de 60 e 70 – por câncer.

A notícia foi confirmada pelo diretor e produtor Nemesio Juárez.

Vinculado ao peronismo de esquerda, realizou em 1969 de forma clandestina o documentário “La Hora de los Hornos”  com Fernando “Pino” Solanas.

Dois anos depois, os cineastas entrevistaram Juan Domingo Perón, exilado em Puerta de Hierro na Espanha. Esses encontros foram gravados nos documentários Perón, a revolução justicialista e Perón: Atualização política e doutrinária para a tomada do poder; este último se converteu num dos documentos audiovisuais mais extensos  de Perón e seu pensamento essencial.

Com Solana e Gerardo Vallejo fundou o Grupo Cine Liberación, organização que formou parte do movimento do Tercer Cine do qual fizeram parte o Cine de Base de Raymundo Gleyzer e o Cinema Novo e o Cine Revolucionário cubano. Todos eles propunham o uso da arte cinematográfica como ferramenta política, fortemente comprometida com os conflitos sociais e com a militância.

Era também escritor e pesquisador de origem espanhol, nascido na cidade León em 6 de agosto de 1935, com seu livro Chulleca ganhou em 1963 o Prêmio Casa das Américas.

Juárez comunicou que o velório, provavelmente se realizará “a partir deste entardecer na sede da Escola Nacional de Experimentação e Realização Cinematográfica (ENERC)”.

La Hora de Los Hornos com legenda

Tema: Neocolonialismo e a violência 

Anúncios

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em América Latina, Cultura, Dilma, Economia, Política e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s