Rússia aprova lei que classifica ONGs de ‘agentes estrangeiros’


O projeto de lei foi apresentado pelo partido do presidente Putin. Foto: AP

O projeto de lei foi apresentado pelo partido do presidente Putin
Foto: AP

A câmara baixa do Parlamento russo (Duma) adotou nesta sexta-feira em terceira e última leitura uma controversa lei que classifica de “agentes estrangeiros” e coloca sob forte controle as organizações não governamentais (ONGs) que possuam financiamento externo e atividade “política”.

O projeto de lei apresentado pelo partido Rússia Unida (no poder), votado em primeira leitura há uma semana e colocado urgentemente na ordem do dia da Duma, apesar dos protestos dos defensores das liberdades, da oposição liberal e dos juristas, foi adotado por 374 votos a favor, três contra e uma abstenção. O texto prevê um registro separado para as ONGs que possuam financiamento externo e participem de alguma “atividade política” no território russo.

O Rússia Unida tem a maioria absoluta na câmara, com 238 dos 450 assentos da Duma. Tanto este partido, liderado pelo primeiro-ministro Dimitri Medvedev, quanto o populista Partido Liberal-Democrata e o Partido Comunista, oposto a toda “ingerência” ocidental, anunciaram que votariam a favor do texto.

Fonte: NotíciasTerra

Anúncios

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Manipulação, ONGs, Política, Rússia, Soberania e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Rússia aprova lei que classifica ONGs de ‘agentes estrangeiros’

  1. Jaime Brito disse:

    Será que num tem um desgraçado daqueles lá de Brasília que seja capaz de fazer um projeto desses aqui no brasil?! Pra gente botar pra correr com essa gente daqui….

  2. beto almeida disse:

    trata-se de um lei de claro sentido antiimperialista!. Quem financia as ongs? O imperialismo, seja Greenpeace, WWF, Reporteres Sem Fronteiras e etc. Os financiadores: Fundação Ford, Fundação Rockfeller, Fundação Roosevelt, Fundação Fullbrigth. As verbas são da Usai, da NED, agências diretas do Pentágono. Fazem parte , portanto, de uma ação coordenada para criar áreas de influência com políticas de fragmentação de países com capacidade de independência, com recursos energéticos vastos, e com potencial militar e de agregação de outros países para uma postura de solidariedade, de cooperação, impossível sob ingerência estadounidense. Agui também muitas ongs atuam em nome de interesses imperiais. Fazem apologia dos modelos de comunicação dos países imperiais e querem que os copiemos aqui. A lei russa permite uma ótima reflexão para cá também.

  3. Allan disse:

    Novamente olhamos o mesmo problema de óticas distintas. Não vejo nada de fascismo nessa medida, ao contrário, sonho que um dia tenhamos uma lei semelhante a esta. Classifico o trabalho desse tipo de ONG como a forma mais avançada de desrespeito a auto-determinação dos povos que o capitalismo já criou, e que tem como propósito a desestabilização social nos países alheios, mascarada de descontentamento popular.

  4. bertoni disse:

    Isso é fascismo. Como diziam os esquerdistas russos logo depois da chegada de Putin ao poder:
    “Na Rússia, o regime sempre foi fascista. A Perestroika foi apenas um intervalo, um recreio. Agora o Recreio acabou!”
    A lei citada é prova provada disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s