Brasil: começa o IX Encontro de Intelectuais e artistas em defesa da humanidade


O IX Encontro Internacional de intelectuais e artistas em defesa da humanidade começará hoje, no Rio nos próximos dois dias, tendo a Cultura e a Sustentabilidade no centro dos debates.

Ocorrerá no espaço Tom Jobim, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a reunião abordará assuntos como a luta pela sobrevivência da humanidade perante a ameaça de destruição da própria espécie humana, as Redes Sociais e seu papel nas interações socioculturais.

Também, o papel das universidades na construção do mundo, cultura de massas e cultura popular e seu papel na sustentabilidade, Ciência como paradigma da Cultura? E a função do intelectual e os movimentos sociais na luta pela liberdade de informação.

A presidenta do capítulo Brasil da Rede de Redes de Defesa da Humanida, Marilia Guimarães, disse à Prensa Latina que o encontro é um resultado do diálogo sustentado pelo líder da Revolução cubana, Fidel Castro, com intelectuais e artistas do mundo, em Havana em fevereiro passado.

Lembrou que desde 2003, por iniciativa de Fidel Castro, foi criada a Rede de redes em defesa da humanidade.

O encontro de Havana esteve motivado pelo alerta que em 1992, na Cúpula da Terra, Rio-92, lançara o líder da Revolução cubana sobre o risco de extinção que ameaça a espécie humana, mais grave hoje que há duas décadas.

Já o professor universitário e ensaísta françês Salim Lamrani afirmou que a cultura e o desenvolvimento sustentável devem ser os dois pilares fundamentais, a base da sociedade do amanhã, que seja uma alternativa ao modelo que hoje impera no mundo, baseado no individualismo, no egoísmo, no consumismo e nos lucros.

Para evitar que sejamos a primeira espécie se autodestrua, temos que construir uma alternativa viável, na qual a solidariedade, a integração sejam valores preponderantes, pois não se pode viver rico num oceano de miséria, disse ele.

Lamrani, quem será um dos palestrantes do tema As Redes Sociais e seu papel nas interações socioculturais, apontou que lamentavelmente os grandes grupos econômico-financeiros controlam os grandes meios informativos.

E, prosseguiu, o objetivo desses oligopólios mediáticos não é proporcionar ao cidadão uma realidade veraz, objetiva e honesta, senão defender a ordem estabelecida mediante métodos como a desinformaçào, a propaganda enganosa e até a censura.

Na América Latina, o caso emblemático dessa desinformação mediática é a Revolução cubana, que agora a grande impresa somou outras nações como a Venezuela, Equador e Bolívia, entre outros, por reinvidcar seu direito a contruir seu futuro sem interferências, sem imposições, e que reinvidicam sua vontade de desenvolver-se por si mesmos, sem receber ordens de ninguém.

E ressaltou que o papel das redes sociais, que não somente podem ser uma ferramenta que permita desmontar essa visão unipolar e politizada, como também apresentr a realidade alternativa em sua diversidade e complexidade, tal como ela é.

Este primeiro dia de sessões do encontro concluirá com a apresentação da edição em português do livro Guerrilheiro do Tempo, conversações com o líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, da jornalista e escritora Katiuska Blanco.

Anúncios

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em América Latina, Brasil, Cidadania, Comunicação, Manipulação, Marco Regulatório, Midiacracia, Política, Soberania e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Brasil: começa o IX Encontro de Intelectuais e artistas em defesa da humanidade

  1. Pingback: Brasil: começa o IX Encontro de Intelectuais e artistas em defesa da … | Info Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s