NOTA À IMPRENSA: LULA RECEBE PRÊMIO LECH WALESA E O OFERECE À ÁFRICA


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (29) em Gdansk, na Polônia, o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 pela fundação do ex-presidente polonês para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.

Após receber o prêmio de 100 mil dólares, Lula propôs a Walesa, em seu discurso de agradecimento, que o valor seja doado a um país africano, que será escolhido pelos diretores do Instituto Lula junto aos membros da fundação polonesa.

Lech Walesa, que é sindicalista e Prêmio Nobel da Paz, disse que quando conheceu Lula, em 1980, em Roma, falou que estavam em caminhos diferentes. “Nós deixamos o comunismo e o senhor queria introduzir o socialismo. Parecia que estávamos em caminhos opostos, pois parecia não haver terceira via”, afirmou. “O senhor não tinha razão há 30 anos, mas hoje mostrou que tinha razão”.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, compareceu ao evento e disse que Lula ajudou a tornar possível um sonho impossível. Ele afirmou que o ex-presidente brasileiro e Walesa fizeram mudanças radicais em seus países, mas que não resultaram em caos como costuma acontecer com os sonhos radicais, mas sim em crescimento econômico e bem estar para as populações. O presidente do Senado polonês também foi à cerimônia.

Segundo nota divulgada pela Fundação Lech Walesa, Lula foi escolhido “em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”.

Para Piotr Gulczyński, presidente do instituto Lech Walesa, o prêmio concedido “é uma expressão de solidariedade com aqueles que lutam por um melhor amanhã. Lula implementou reformas pacíficas em seu país, reduziu as desigualdades sociais, e também tem desempenhado um papel de destaque como um porta-voz para os países em desenvolvimento no exterior, bem como contribuiu para resolver os conflitos entre as nações”.

Imagens da cerimônia e o trecho lido do discurso de Lula estão disponíveis emhttp://www.icidadania.org

 

Para mais informações
José Chrispiniano
Assessoria de Imprensa
Instituto Lula
Fone: 11 2065 7022 

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para NOTA À IMPRENSA: LULA RECEBE PRÊMIO LECH WALESA E O OFERECE À ÁFRICA

  1. Professro Kico CEBRAPAZ-PR disse:

    Entendo que Lula mantêm a linha e o Brasil tem melhorado em praticamente todos os índices, já a Polônia, o Solidariedade sumiu, o todos os portos foram privatizados e o Lech, só lhe sobrou um instituto assim, discordo dele, o Lula tinha razão em 1980 e…continua com a razão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s