Domingo – 21 de agosto de 2011
14h
Concentração – Concentração no MASP
Leitura relacionada:
Brasil laico, até quando isenção de impostos?
Discussões sobre aborto, liberdade religiosa, união civil entre pessoas do mesmo sexo, descriminalização da maconha e etc deveriam, dentro desse contexto de laicidade, ser discutidos sem a argumentação embasada em escrituras religiosas. O Brasil é um Estado Laico, isso é, um Estado sem religião oficial, que não prega nenhuma religião, sendo esta de livre escolha de seus cidadãos. O termo laico remete-nos, obrigatoriamente, à idéia de neutralidade, indiferença.
O grande problema é que recentemente a religião tem interferido na política e em outras areas de uma forma assustadora. Recentemente o juíz de Goiás Jeronymo Pedro Villas Boas anulou uma união estável entre pessoas do mesmo sexo e disse que “agiu por deus”. Outro caso que chama a atenção também é um projeto de Lei criado pelo prefeito Eduardo Paes no qual torna o ensino religioso algo obrigatório em cerca de 1.063 escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, o que poderia fazer alunos de religiões minoritárias serem discriminados, já que possivelmente só iriam ministrar aulas de cristianismo.
Por isso convocamos pessoas de todas as religiões a manifestar o nosso desejo de um Estado Laico de fato. Judeus, Budistas, Umbandistas, Católicos, Evangélicos, Espíritas e pessoas de todas as outras religiões estão convocados, assim como ateus, agnósticos a marchar por um Brasil Laico de fato.
A ênfase na questão do “estado laico” deveria ser dada em particular às escolas públicas de ensino fundamental. Em muitas delas diretoras e professoras evangélicas parecem querer levar a força os alunos para as suas igrejas. Um diretor de uma dessas escolas, evangélico, chegou ao ponto de dizer ao professor de História que ao falar sobre as antigas religiões o fizesse de acordo com o “ponto de vista evangélico”.
Como fica o aluno cujo pai é espírita, umbandista ou ateu? Nessas escolas não se vê um cartaz citando frase de algum pensador, intelectual, escritor ou cientista mas abundam os cartazes com citações da Bíblia. Ora, iso é proselitismo explícito e é contra a lei. Aula de religião é dentro da sala de aula para o aluno que quiser ter essas aulas, e mesmo assim, o proselitismo é proibido, diz a lei.