Céu de Gaza e Naji al-Ali e Handala (erva amarga em árabe)


“Céu de Gaza” é uma canção de Vinícius Camargo” e faz parte do CD “Em Risco”. O vídeo foi gravado no estúdio SCS Produções no dia 24 de Fevereiro de 2010.

Bateria: Adriano
Baixo: Samuel Cintra
Violão & Vocal: Vinícius Camargo

HANDALA E AS CHARGES

Handala (ou Hanzal), a partir de ” árabes حنظلة (“erva amarga”) é um personagem criado pelo palestino Naji al-Ali.

É uma criança de 10 anos, com cabelos em corda, pés descalços e manchas na sua roupa e seu rosto não é visível porque ela é sempre mostrada de trás e com as mãos cruzadas atrás das costas, como uma presença silenciosa, mas obstinado.

O personagem tem muitos significados: Sua cabeça parece um sol, que simboliza o futuro, e seu cabelo é como espinhos de um ouriço, defendendo-se, ele tem os pés descalços, porque é pobre que as crianças dos campos de refugiados, sempre mostra longe do espectador, porque eles não concordam com a situação atual (vai mostrar seu rosto apenas quando a situação se altere), o nosso olhar se fixa para as aldeias, o mundo ainda é uma criança, porque quando ele foi forçado a deixar sua aldeia era uma criança, e sua vida vai continuar, e depois crescer, só quando ele poder voltar para casa.

Nele, o autor escreveu: “Inicialmente era uma criança palestina, mas sua importância cresceu com um primeiro horizonte nacional, global e em seguida humanos. É apenas um menino pobre, e esta é a razão pela qual as pessoas adotaram-no e sentiram-no como um símbolo de sua consciência.”

Naji al Ali, que dedicou sua vida de 50 anos na luta para libertar seu país, e ele fez isso principalmente por seus desenhos.

Naji Al-Ali nasceu no mandato da Palestina em 1938 e atraiu mais de 40.000 desenhos sobre sua carreira. A maioria de seus desenhos satirizavam a liderança israelense. Ele é mais famoso por seu personagem Handala, um jovem palestino de 10 anos idade que virou as costas depois de ser abandonado por sua liderança e o mundo. Ele se tornou um símbolo onipresente da Palestina e a Palestina livre é a luta do seu povo.

Em 1979, Naji al-Ali foi eleito presidente da Liga dos Cartunistas Árabes. Em 1979 e 1980, recebeu o primeiro prêmio em mostras dedicadas aos cartunistas árabes, em Damasco. Publicou três livros de cartuns, em 1976, 1983 e 1985. Estava preparando um outro, à época de sua morte.

Naji Al-Ali foi assassinado em Londres em 1987. Depois do tiroteio, a polícia britânica prendeu um homem de 28 anos, nascido em Jerusalém, pesquisador da Jordânia, Hassan Ismael Sawan. A polícia disse inicialmente Sawan era membro da OLP, mas o grupo negou. Uma vez interrogado, Sawan disse que trabalhou para a agência de inteligência israelense Mossad. O Mossad negou qualquer ligação, mas o escândalo causado fez britânica Margaret Thatcher fechar escritórios em Londres do Mossad.

Em 1988, a Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers – WAN) concedeu-lhe postumamente o prêmio Golden Pen of Freedom, que foi recebido por sua mulher e seu filho Khaled. Segundo a WAN, Naji al-Ali foi um dos maiores caricaturistas do final do século XX.

É também o logotipo da “Comissão para a Liberdade e Justiça, através do humor”.

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Céu de Gaza e Naji al-Ali e Handala (erva amarga em árabe)

  1. Caros amigos, essa é uma versão que gravei ao vivo no estúdio onde produzi meu primeiro CD contendo essa canção. Há uma gravação de estúdio com melhor qualidade que pode ser baixada no site http://tramavirtual.uol.com.br/musica/tocar/360480/ . O download é gratuito. É uma forma de contribuir com a luta dos palestinos, embora ela não substitua a luta de fato, a luta política pela autodeterminação dos povos. Abraços fraternos.

  2. Sinceramente eu chorei escutando essa música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s