BETO RICHA E O GOVERNO DO PSDB – PRIVATIZAÇÃO E O DESRESPEITO ‘AS CRIANÇAS


Richa quer privatizar estatal paranaense que é referência na tecnologia de informática no país

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), confirmou que pretende privatizar a Celepar, estatal paranaense de informática. Em entrevista na Rádio Bandnews, segunda-feira (7), ele ratificou as declarações nesse sentido dadas a um blog pelo atual presidente da companhia, Jackson Carvalho Leite, em que ele revelou a disposição do governo tucano de repassar os serviços prestados pela empresa ao setor privado.

“Não tenho dificuldade [de estudar a privatização da Celepar]. Esse não é um serviço essencial à população e que o governo deva estar ali, controlando 100%”, disse Richa, ao ser indagado sobre o assunto e a eventualidade de estarem ocorrendo estudos no governo, visando a privatização de outros serviços públicos.

Segundo Jacson Carvalho Leite, a privatização ocorrerá via terceirizações e a Celepar (Companhia de Informática do Paraná) vai apenas gerenciar contratos com empresas privadas. No site da empresa consta ainda que o presidente também pretende “retomar os objetivos institucionais da Fundação Celepar (Funcel)”, que no passado já foi usada para burlar exigências do setor público (licitações, concurso público, etc).

Jacson Leite é ex-presidente do ICI (Instituto Curitiba de Informática), uma entidade privada qualificada como Organização Social que presta serviços de informática, sem licitação, para a prefeitura de Curitiba – administrada por Beto Richa de 2005 até março de 2010, quando renunciou ao segundo mandato para ser candidato ao governo do estado.

A Celepar, primeira empresa pública de Tecnologia da Informação (TI) criada em 1964, é a maior companhia de software livre da América Latina. A estatal passou por um processo de expansão na gestão do ex-governador Roberto Requião (2003 a 2011), que ampliou investimentos, duplicou o número de funcionários e fez dela uma empresa indispensável para informatização da máquina pública com qualidade e economia.

A empresa se tornou responsável por todos os serviços de desenvolvimento, hospedagem e manutenção de 850 sistemas eletrônicos em 111 órgãos do governo paranaense. Também coleciona o desenvolvimento de 2,6 mil sites e portais na internet, garantindo serviços à população em várias áreas. “A privatização da Celepar é um crime contra o Paraná e sua memória. Segundo soube, este pessoal da ICI foi expulso de um programa da ONU”, declarou Requião em mensagem no seu microblog. “Quando assumi [o governo do Paraná], a Secretaria da Saúde pagava para ICI R$ 750.000 pela informática, reduzi pela Celepar para R$ 50.000. Com Beto volta tudo?”, indagou o senador.

A Celepar é referência em tecnologia da informação. É o que garantiu em agosto de 2009 o então presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Marcos Mazoni: “A maioria dos projetos de cooperação no setor da tecnologia da informação e comunicação no Brasil tem o DNA do Governo do Paraná”.

Fonte: Hora do Povo

*******

Beto Richa decreta o fim do programa Leite das crianças

O comunicado “urgente” foi repassado hoje as 2,2 mil escolas pela coordenadora Alimentação e Nutrição Escolar da SEED/SUDE, Márcia Cristina Stolarski.

Ou seja, no governo do tucano Beto Richa as criancinhas vão ficar sem o leite. A infância e a juventude não são uma prioridade no “Novo Paraná”.

O Programa do Leite era premiado internacionalmente justamente porque reduzia os índices de mortalidade infantil e auxiliava no desenvolvimento das crianças, as ajudava no aprendizado escolar e diminuía casos de doenças e, consequentemente, de internações.

Leia mais: http://blogdoraoni.com.br/

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para BETO RICHA E O GOVERNO DO PSDB – PRIVATIZAÇÃO E O DESRESPEITO ‘AS CRIANÇAS

  1. SERGIO CAMILLO disse:

    CADE O HOMEN DO NOVO PARANÁ, QUE NÃO IRIA PRIVATIZAR NENHUMA EMPRESA DO PARANÁ E SIM REFORÇÁ-LAS E VALORIZAR SEUS FUNCIONÁROS.
    TOMO DORIL? OU CHÁ DO ESQUECIMENTO?
    MAS PODE TER CERTEZA QUE O POVO DO PARANA PRINCIPALMENTE OS FUNCIONÁRIOS DESSAS COMPANHIAS E SEUS FAMILIARES QUE O SENHOR CONVENCEU EM CAMPANHA E OS ENGANOU NÃO ESQUECERAM DE SUAS PROMESSAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s