Fernado Siqueira: “contratar estrangeiros para projetar refinarias é voltar 30 anos”


Fernando Siqueira: “contratar estrangeiros para projetar refinarias é voltar 30 anos”

Segundo o presidente da Aepet, CENPES tem plenas condições
de executar o projeto das refinarias

O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Fernando Siqueira, encaminhou ofício ao presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, lamentando a contratação da empresa norte-americana UOP para a execução do projeto das refinarias Premium. “Tomamos conhecimento, com grande decepção, da assinatura do contrato entre a Petrobrás e uma projetista internacional para a execução do projeto das refinarias Premium I e II a serem construídas no Maranhão e Ceará”, diz o documento.
De acordo com Siqueira, “a decisão significa um retrocesso de mais de trinta anos, quando na década de setenta, comprávamos projetos ‘chave-na-mão’ (turn-key) das americanas UOP, M.W. Kellogg e Foster Wheeler. Naquela época não tínhamos capacitação consolidada para a realização de projetos deste porte”.
Contudo, observa o presidente da Aepet, “não é o que ocorre hoje, quando os técnicos da Petrobrás acabaram de finalizar os projetos básicos da Refinaria do Nordeste (RNEST) e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). Este longo percurso foi iniciado com a criação da Engenharia Básica da Petrobrás em 1976 na área de refino e petroquímica e, em 1983, na de E&P, localizada no seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CENPES)”.
Siqueira destaca um trecho da nota da Petrobrás aos investidores informando que “o principal critério de escolha foi o resultado econômico global das refinarias, considerando custos de instalação, operação e receita proporcionados pelos derivados a serem produzidos”. Porém, segundo ele, “ninguém faz isto melhor que a Engenharia Básica do Cenpes (EB), que tem competência técnica e conhece a realidade nacional como ninguém. No projeto do COMPERJ, a EB foi obrigada a concorrer com projetistas internacionais e acabou sendo escolhida por ter o melhor projeto”.
“Temos a convicção de que a decisão da escolha da UOP ou outra empresa externa deveria ser revista e a realização dos projetos entregue à equipe técnica do CENPES, que possui a competência e conhecimento, já sobejamente demonstrados nos projetos das unidades em operação”, finaliza Siqueira.

Fonte: Hora do Povo

Anúncios

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fernado Siqueira: “contratar estrangeiros para projetar refinarias é voltar 30 anos”

  1. Pingback: Tweets that mention Fernado Siqueira: “contratar estrangeiros para projetar refinarias é voltar 30 anos” | Midiacrucis's Blog -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s