BATALHA DA COPEL NO PARANÁ – PRIVATIZAÇÃO POR BETO RICHA


Recebido por uma amiga para relembrar a privatização da Copel a empresa que não dava lucros. Beto Richa no debate em Curitiba sem nenhuma vergonha disse: “Votei com consciência!”

A consciência de quem não ama o Estado Paraná, não ama o Brasil. Votar em Beto Richa e Serra é votar pela venda do país!

Hoje, dia 20 de Agosto, completam-se nove anos da Batalha da Copel acontecida no Centro Cívico de Curitiba.

Como fizemos essa semana relembramos alguns acontecimentos daqueles dias que marcaram a história do Paraná. No dia 20 de Agosto, os deputados remarcaram a votação que tinha sido suspensa dia 15, com a ocupação da Assembléia pelos estudantes.

O clima para a votação era tenso, com a pressão popular vários deputados mudaram de lado e passaram a ser contra a venda da estatal. Com medo de nova ocupação e de uma maior pressão em cima dos deputados, a Assembléia não permitiu que a população visse a votação. Uma grande mobilização foi marcada para o dia todo em frente a Assembléia.

O Governador Jaime Lerner queria aprovar de qualquer jeito a venda mobilizou um imenso contingente polícial. Era praticamente um manifestante para cada PM. Foram chamados políciais do interior do estado, tropa de choque, cavalaria, oficiais e recrutas que ainda não terminaram seu treinamento, como a foto acima comprova.

O dia todo foi muito tenso, na chegada houve desentendimentos. Ao meio dia houve a derrubada de um portão e houve até tiros para o alto. Mas o pior aconteceu por volta das 5h da tarde. A polícia avançou sobre os manifestantes e o Centro Cívico virou uma praça de guerra. Uma das vítimas desse dia fui eu, então com 17 anos (foto acima, original do jornal Tribuna do Paraná de Curitiba). A história dessa foto começa quando um amigo, Antônio Navarro, cai no chão. Vou socorre-lo para que ele não sofresse alguma agressão. Na saida caio no chão e fico a mercê da vontade da PM. Ao final 13 pontos na cabeça, 8 na perna direita, muitas marcas por todo o corpo e ainda a suspeita de trumatismo craniano. Fiquei hospitalizado um tempo, e a sensação não foi nada boa, garanto. Por muito tempo aqueles momentos me deixavam muito mal.

Dentro da Assembléia 27 deputados traiam o povo e votavam a favor da venda da Copel. A votação foi 27 a favor, 26 contra. Mas mesmo com a venda aprovada na Assembléia, seguia-se agora a batalha jurídica, que durou muito tempo, impedindo que o governo Lerner vendesse a empresa. A justificativa dele: A COPEL não dá lucro. Hoje a COPEL é uma das principais companhias de energia do Brasil, dá muito lucro, distribui luz mais barata a uma importante parcela da população e ainda é um orgulho para os paranaenses.

Me orgulho de ter participado destes momentos. Não foi fácil para mim superar algumas coisas, mas como diria uma grande pessoa: Lutei pelo bom e pelo justo.

É isso. Dia 20 de Agosto, dia de lembrar e se orgulhar.

Mais informações sobre esse período no livro: UMES 35 anos uma Rebeldia Consequente, de minha autoria, de Raisa e de Darwin.

Eu e meu amigo Ivan Moraes ainda vamos escrever um livro só sobre esse tema. Muito para contar.

Fonte: Blog do Raoni – Campo Mourão-Pr

Anúncios

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em PIG, Política e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para BATALHA DA COPEL NO PARANÁ – PRIVATIZAÇÃO POR BETO RICHA

  1. MasterCeb disse:

    em 2001 Minha conta era pagavel , Hoje nao e mais, ach oque isto deveria realmente beneficiar e nao honerar.
    em 2001 Eles sabiam fazer contas de impostos, Hoje nao mais // icms sobre icms
    em 2001 Nao havia PIS COFINS , Hoje tem
    em 2001 A copel tinha sonhos de atender o Parana com internet e Telefonia, Hoje atende a empresas que a pagam muito bem
    em 2001 Eu achava que nao deveria ser vendida, Hoje eu acho, e aprovo em todos os sentidos

    • midiacrucis disse:

      Privatizar não é a solução. Beto Richa não tem outro objetivo senão desmontar o patrimônio paranaense, tal qual seu par, Jaime Lerner.
      A copel foi privatizada pelo sujeito que odeia o povo e o Paraná e faz de nosso estado um balcão de negócio. Eles tiraram o que puderam, nunca investiram
      e depois entregaram para o Governador Requião recuperar. Nós pagamos! e agora vc acha que tem que privatizar, em que mundo vc vive?
      Beto Richa vendeu por ninharia o Banestado e “achou” que era necessário, que era o melhor. Parabéns, por ser uma pessoa esclarecida! Pessoas como você
      torcem que os EUA volte, implemente a ditadura novamente e roube nosso país, como faz com Iraque, Afeganistão, Líbia e outros.

  2. fabio disse:

    Voce acredita que o Beto Richa na sua campanha afirmou:” Nao vou vender a copel” e agora como governador ele quer vender a copel , sanepar, celepar, que sao empresas estatais!

    Hora , eu nunca acreditei em uma palavra que ele disse! nao votei nele como meu representante e nem o conheco!, mas agora ele me afrontou ! Sou Paranaense! o parana tambem é meu! se a copel que é do parana e do paranaense vai ser vendida, como a copel é dos paranaenses o dinheiro tem que ser pago para o paranaense, eu Eu digo Que a minha parte eu so aceito em dinheiro vivo! ( como a copel vale ai uns…, 18 usinas… , 6000000 de consumidoers,… calculo uns , por baixo 1.000.000.000.000,00R$ ***um trilhao** isso dividido por 6.000.000 que é o numero de habitantes, PARANAENSES, que sao os legitimos donos da copel, da -/+170.000,00 reais para cada paranaense) eu acho que a perda para o meu pais, que agora esta tendo a chance de crecer e tornar o brasileiro respeitado no mundo, eu nao trocaria a minha futura qualidade de energia e estatus no mundo nem por um milhao, Quanto mais a troco de Nada!

    este cara do governo, esta destruindo a empresa copel ! no ano que vem a copel ja vai ter queda nos lucro devido o programa que ele gastou 80.000.000,00R$, chamado SIS, que nao é capas nem de informar o funcionario quem nao pagou a conta de luz, ou seja , a copel nao esta cortando, consequencia , a inadimplencia vai la em cima , os indices da anel despencam , a copel vai pagar horrores de multa voce nem vai saber disso , e dai o lucro vai passar a ser prejuiso, Pronto! o cara vai conseguir o que queria! justificar a venda!

    Mas é claro, quando for a venda essa cara vai ser do grupo que vai comprar! entendeu! e como a copel lucar 4 bilhoes por ano e ele sabe disso , quando ele comprar volta tudo ao normal e ele passa a encher os bolsos! matei a charada!!!!

    dai ele pegou para ele a empresa que voce construiu e voce ficou sem nada porque nao leu este e-mail , e deixou queto !
    Cara ,! manifeste o seu interesse! nao fique de fora , nao deixe que vendam!, sabia qua antes de privatizar a ferrovia a passagem de trem para paranagua er 3,00 reais agora é 50,00!!! 18 vezez mais caro a mais barata e chegam a custar 200,00 !!!!

    voce sabia que depois que venderam a telepar, voce nao acha um telefone publico na rua que funcione!!!,

    Eu ate concordo que haja concorrencia par estimular um setor mas nao que roubem o que é meu! se fizerem isso eu chamo a policia porque é crime! e no caso das estatais, nao é necessario concorrencia e nem a empresas ter lucro, porque é uma coisa do povo para o povo!!! e se a copel como estatal vende energia barata e tem todo esse lucro é dinheiro que entra no governo para proprio beneficio da comunidade!

    deixo aqui meu minha solicitação educada para o beto richa, me baseando que a decisao dele vai fazer um grande prejuizo para o parana, pesso educadamente para que ele entregue o cargo de governador , … , para que nos possamos colocar alguem la que prese pela melhoria e pelo fim da desigualdeda social, para que nao haja mais trfego de drogoas, assaltos , miseria, … afinal se todo mundo tiver comida na mesa , emprego , dignidade, etc, voce acha que alguem vai te assaltar,? eu nao sou contra que todos tenham bastante dinheiro , eu sou a favor que o cidadao seja afortunado, sou contra a miseria!mas que seja de origem digna, e respeitando o que é meu principalmete a copel!

    e digo mais, nao concordo com o valor dos pedagios, e temos ai um exemplo de que depois de feita a cagada, nao da para corregir, é um abissurdo o presso do pedsgio, passagem de trem, tarifas e qualidade dos telefones. enta vai cair mais nessa,

    Entao manifestesse!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s