“O Veneno está na mesa” documentário de Silvio Tendler – lançamento


O Comitê do Rio de Janeiro da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida convida para o lançamento do mais novo documentário de Silvio Tendler: “O veneno está na mesa”. O filme mostra o perigo a que se está exposto por conta do emprego de agrotóxicos na agricultura, e como este modelo beneficia as grandes transnacionais do veneno em detrimento da saúde da população.
A exibição será no dia 25 de julho, segunda-feira, às 20h, no Teatro Casa Grande. Depois da exibição do filme (50 min.), haverá debate com a participação do autor e de Letícia Rodrigues da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a agrônoma Nívia Regina, do MST-Via Campesina, e integrante da coordenação nacional da campanha.

Sinopse
O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.
O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os
cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.
A entrada é franca.

Esse evento faz parte das comemorações dos 45 anos do histórico Teatro Casa Grande que terá, a cada mês, sempre às 20h, uma palestra sobre temas do Brasil e de nossa inserção no mundo.

Não é necessário inscrição prévia: é só chegar antes da hora do início e aproveitar para visitar, no local, a pequena livraria da Editora Expressão Popular (www.expressaopopular.com.br). Estacionamento, PAGO, no Shopping Leblon.
O Teatro Oi Casa Grande (http://oicasagrande.oi.com.br/) fica na Rua Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.
Organização
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida – RJ
Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF –http://amigosenff.org.br/site/),
Instituto Casa Grande (ICG – http://institutocasagrande.wordpress.com/)
Jornal de Cultura e Política Algo a Dizer (www.algoadizer.com.br), que está publicando as transcrições das palestras na íntegra.
Esta será a sexta palestra do ciclo que teve o professor Emir Sader em março, João Pedro Stédile, dirigente do MST, em abril, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães em maio, Aleida Guevara em junho e, dia 18 de julho, o reitor da UFRJ Aluísio Teixeira.
About these ads

Sobre midiacrucis

Rompendo o apartheid-midiático. Buscando informações que o PIG omite, distorce, oculta...desinforma.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para “O Veneno está na mesa” documentário de Silvio Tendler – lançamento

  1. Missao Tanizaki disse:

    Um PRESENTE à todas as MÃES deste PLANETA: PREVENÇÃO

    Segue abaixo o que encaminhei para Minha FILHA.

    Prezada Filha Therume & Interessados pelo AGUAPÉ,

    O Meu Neto “DUDU” precisa de Uma Alimentação SUTENTÁVEL, caso contrário, mais a diante, certamente surgirá as CONSEQUÊNCIAS DANOSAS.

    VOCÊ pode introduzir a BABOSA, entre outros Vegetais SAÚDÁVEIS (ORGÂNICOS) na DIETA DELE ou de qualquer outra CRIANÇA & “CABEÇAs DURAs”, seguindo os PASSOS de Muitas MÃEs que JÁ fazem USO dessa METODOLOGIA: basta PICAR ou MOER BEM os ALIMENTOS, como a BABOSA, ALHO, CEBOLA, entre Outros Vegetais, adicionando–os de Forma Adequada no Preparo dos ALIMENTOS – SEM DIZER a VERDADE aos “CABEÇAs DURAs” até se HABTUAREM com a Sua SANTA MENTIRA.

    Com o tempo deve Mostrar a VERDADE sobre a SANTA MENTIRA ! ! ! ! ! !

    OBSERVAÇÃO: percebi que Muitos Site / Outros Recursos Semelhantes disponibilizam aos Internautas os Espaços à COMENTÁRIOS, mas atuam na Contra–Mão da ÉTICA, causando DIFICULDADES ao Acesso aos referidos COMENTÁRIOS – evite postar os Seus COMENTÁRIOS nessas CONDIÇÕES, certo que contibuirá para MELHORAR a Postura de Muitos, onde incluo a ÁREA PÚBLICA.

    NOTA Filosófica 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – Dê Um Passo em sua Filosofia de VIDA, apresentando–nos as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.).

    NOTA Filosófica 02: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZES no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missaotanizaki@yahoo.com.br (PRINCIPAL)
    missao.tanizaki@yahoo.com.br (Alternativa NÃO–USUAL)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  2. Missao Tanizaki disse:

    INTERNET: O VENENO está na MESA é VERDADE ! ! ! ! ! !

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A matéria (Link abaixo) nos informa que o VENENO está na MESA e isso a HUMANIDADE está SABENDO há um Bom Tempo – o que a HUMANIDADE não sabe é a SOLUÇÃO–ÉTICA para EVITAR o PIOR para o Planeta TERRA.

    http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-veneno-esta-na-mesa/? … hoje

    As ÁGUAS recebem continuamente Grande Partes dos Resíduos TÓXICOS que são produzidos pelas Atividade Humanas e as Atividades da Própria Natureza, com isso as ÁGUAS dos Córregos, como os Rios, Lagoas / Represas /Açúdes, MARES & OCEANOS, como as ÁGUAS do Sub–Solo, vão se tornando no “LIXÃO” do Planeta TERRA e a sua situação vai se tornando IN–SUSTENTÁVEL e/ou DES–EQUILIBRADA para SOBREVIVÊNCIA de toda sua BIODIVERSIDADE – o DES–EQUILÍBRIO é MORTAL para Uma Parte da BIODIVERSIDADE, a Mais FRÁGIL e com isso JÁ se percebe o seu PERECIMENTO / EXTINÇÃO.

    Com o PERECIMENTO da Parte Mais FRÁGIL aumenta–se os Níveis dos Resíduos TÓXICOS e Nova Parte da BIODIVERSIDADE, também, vai PERECER e dessa forma prossegue o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR, sem Qualquer CHANCE para a sua REVERSÃO, através de Processos NATURAIS e/ou da AÇÕES HUMANAS.

    Sabemos que Boa Parte da HUNANIDADE tem preocupado com a Situação do “LIXÃO” do Planeta TERRA, como tem Empenhado Esforços para a REDUÇÃO / CONTROLE da Formação desse “LIXÃO”, mas estamos convictos em afirmar que o que tem sido REALIZADO é INSIGNIFICANTE e o RISCO é CERTO – A HUMANIDADE tende a ser EXTINTA ! ! ! ! ! !

    A Equipe BR do AGUAPÉ volta a APONTAR a SOLUÇÃO para EVITAR a EXTINÇÃO PRECOCE da HUMANIDADE – é a UNIÃO / ÉTICA, principalmente das MULTINACIONAIS & PESQUISADORES, ,como das Autoridades MUNDIAIS & Autoridades LOCAIS, para Produção & Industrialização do AGUAPÉ, rumo a IMPLEMENTAÇÃO das Fazendas MARINHAS, mas para isso os Centros de Pesquisas e até as MULTINACIONAIS precisam atuar para o Desenvolvimento do AGUAPÉ TRANSGÊNICO de Uso LIVRE de que todos NECESSITARÃO.

    Para se conseguir MAXIMIZAR a UNIÃO / ÉTICA em toda HUMANIDADE requer ampla participação dos Seres Humanos – todos precisam entender que é possível VIVER MUITO MELHOR, com pouco Bens Materiais e para isso os VEREADORES, sendo os POLÍTICOS que estão ao Lado dos POVOS, é que devem iniciar essa CONCIENTIZAÇÃO.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  3. Jalcione Almeida disse:

    É meu amigo Deo, criticar a crítica também parece fácil, não? Então, seguindo o caminho que apontas, vamos deixar como está para ver como fica, OK? Esta é a crítica da crítica mais irresponsável que conheço. Se as alternativas apresentadas pelo documentário são limitadas, você, por outro lado, não apresenta nenhuma, a não ser a de deixar como está, mesmo que as coisas não andem bem. E ainda falas em utopia! Que absurdo neste tipo de crítica. Vai pra casa, te fecha e não saia mais!!
    Jal.

  4. Pingback: “O Veneno está na mesa” documentário de Silvio Tendler – lançamento | Paraná Blogs

  5. Deo disse:

    Silvio Tendler lança documentário sobre os impactos dos agrotóxicos
    Fui ao Casagrande, participei do debate e vi o filme documentário. Lamentável, decepcionante e o pior de tudo, chapa branca. Calcado no discurso pseudo-oposicionista, o doc se apóia no “ombro” do Renato Machado e no Globo Rural, para ganhar “institucionalidade” contra a Monsanto. Empresa de produção tecnológica de sementes transgênicas e venenos agrotóxicos.
    Nada contra…bacaninha…Todos contra os agrotóxicos… Morte as pragas! Legal ! , mas como? Os pequenos (80%) que se fodam e produzam suas sementes “caboclas”? Chega de hipocrisias e falsidades. A sociedade é capitalista e temos que produzir para todos, com saúde e desenvolvimento sustentável.
    Xingar e chutar cachorro morto,´é fácil, molê – molê. O Doc perde pra qualquer matéria do Globo Rural e Folha de São Paulo em denúncias contra a Monsanto. E o pior, tem o apoio político da Fiocruz. Condenar o uso de agrotóxicos é fácil. O difícil é conseguir dinheiro de “funcionários” públicos para criticar o cachorro morto . Ah…desculpem-me, já pediram…e se deram bem….
    Quer ganhar dinheiro, pede ao Zé Dirceu??!! No Brasil, os movimentos sociais, já condenaram a utilização desse criminoso tóxico na agricultura e agro pecuária. Mas os oportunistas reformistas, produzem esses documentários para se inflarem na mídia. O que eles propõem? Sementes “caboclas” que só podem ser plantadas para a produção orgânica, em solos determinados (possíveis).!!!
    Isso me lembra o Sirkis (papagaio de pirata do César maia) defendendo a energia eólica como solução viável para o desenvolvimento sustentável na sociedade atual. Verdadeiros contrabandistas de utopias. Esses remanescentes do reformismo do partidão, vivem no padrão burguês do pensar e acham que são a solução! Destruidores do pensar utópico. Pensadores do fim da história!
    Nos tempos que não vivi, mas são parte da história…só uma palavra…paredão…

    • Muito bom a atualização da notícia meu camarada. Com certeza ele está ganhando um dinheirão para deixar em evidência o que já está em evidência. E os agricultores? Sim, sementes caboclas são a solução. Tendo isso em vista. Devemos apoiar os pequenos agricultores e inseri-los cada vez mais no mercado. Porque não adianta falarmos de ecologia sem falar de saúde social. E a monocultura orgânica não tem fundamento. Agricultura familiar ecológica com sementes caboclas, eis o futuro promissor!!

      • midiacrucis disse:

        O que importa é que esta campanha vá adiante e seja encampada por todos, porque é para todos! As empresas como Monsanto e Syngenta
        e outras, junto com os governos que as aprovam cometem a eugenia ambiental, cultura da morte. Querem destruir o “Ciclo da Vida” de todas as formas
        que através das sementes transgênicas promove o envenenamento da vida humana, da fauna, da flora e do ar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s